Atualmente, estamos
vivenciando uma era onde a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, pois em
praticamente todos os locais aonde vamos, que vemos, tem de certa forma a
tecnologia presente. Vide a nossa própria casa, o Telefone sem fio, o televisor
moderno, um telefone celular e principalmente, o computador pessoal, este peça
fundamental para formar o pilar de sustentação no uso de tecnologia como modo
da inovação em ensino nas escolas.
A absorção e consumo
de tecnologias aumenta, ao passo que as fábricas produzem mais estes
equipamentos, onde os mesmos tornam-se mais baratos e consequentemente todos os
que estão aptos a comprar ou simplesmente a conhecer novas tecnologias usufruem
da demanda das novas formas de interação e aquisição de informação oriunda da
era digital.
Os novos desafios do
docente neste momento é fazer com que a sua metodologia, didática e
conhecimento sejam aliadas as tecnologias que cercam o professor. Podemos dizer
que para os alunos, o uso deste tipo de suporte ao ensino é mais bem familiar a
eles do que aos docentes, principalmente os que não possuem curso de
capacitação, especialização ou até mesmo uma reciclagem sobre as novas
tecnologias que nos rodeiam em pleno limiar de século.
O papel do professor
usando por exemplo um Computador durante uma aula, o mesmo pode fazer uma união
de diversas disciplinas, visto que em uma apresentação de Slides, o docente
pode mostrar ao alunado, a sua própria matéria do dia, aliar a isso a uma aula
de Língua Portuguesa, a parte aula de informática, mostra-los sítios de
internet confiáveis, onde os alunos possam beber de conhecimento em locais
confiáveis e compartilhar conhecimento até mesmo em grandes portais de
internet, como: UOL, TERRA, IG, GLOBO, dentre outros. Em cada sitio como esses,
há diversas formas de mostrar a interação da sua própria disciplina e atrelar a
isso ao compartilhamento de conhecimento.
O grande desafio
neste momento, é dispor sempre destes equipamentos de suporte ao ensino, as
escolas, principalmente as públicas, tem defasagem de material dessa ordem.
Muitos locais de ensino nem sequer dispõem de carteiras, imaginem computadores
para os alunos.
Por: Nadja dos Santos
Freitas / Elisonete Torres / Fabiana Melo / Magna Agripina
Texto para Trabalho,
da turma de Pedagogia 4ºNC – Faculdade Joaquim Nabuco – Recife.
Hiperlinks de Referência sobre o assunto:
Links dos Videos do YOUTUBE, Sobre o Tema Proposto:
Resolução Simples: http://www.youtube.com/watch?v=bWOZ7uxrB6M
Resolução 1080P: http://www.youtube.com/watch?v=socbSYxsieg
Parabéns pelo post, Nadja Freitas! É um grande e instigante desafio para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, um importante passo para um sensível aperfeiçoamento do sistema, e todos podemos ser beneficiados nesse contexto de mudança.
ResponderExcluirEduardo (Garanhuns/PE)